O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de brasileiros considerados foragidos da Justiça, acusados de envolvimento nos ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, que fugiram para a Argentina.
A decisão atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), que após investigações identificou a presença dos acusados no país vizinho.
A determinação já foi encaminhada ao Ministério da Justiça, que acionará o Ministério das Relações Exteriores para dar início aos processos de extradição em cooperação com o governo argentino.
Em junho, as autoridades argentinas compartilharam com o Brasil uma lista com aproximadamente 60 brasileiros procurados pela Justiça e que estariam no território argentino.
Segundo informações da PF, muitos dos foragidos teriam entrado no país vizinho de forma clandestina, após quebrar as tornozeleiras eletrônicas que usavam.
A ação faz parte da Operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal, que visa identificar e prender todos os envolvidos nos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. A operação já resultou na prisão de diversos suspeitos e no cumprimento de mandados de busca e apreensão em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
O prazo final para a conclusão das investigações, que inicialmente seria em janeiro deste ano, foi prorrogado para julho e agora está previsto para janeiro de 2025.
Redação, com informações da CNN