English EN Portuguese PT Spanish ES

SEM O CHEIRO DA ROSA: Ministra se aposenta do STF neste sábado após quase 12 anos na Corte e 47 na magistratura

jurinews.com.br

Compartilhe

Tem efeito a partir deste sábado (30) a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Após 47 anos na magistratura, Rosa Weber deixa o Supremo Tribunal Federal (STF) onde atuou por quase 12 anos. Terminou sua carreira à frente da Presidência do STF, que assumiu por pouco mais de um ano, em 12 de setembro de 2022.

O decreto foi publicado, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A ministra completa 75 anos na segunda-feira (2) e atinge a idade constitucional limite para integrar a Corte.

Rosa assumiu o posto de ministra em dezembro de 2011, sendo a terceira mulher e a primeira juíza de carreira a integrar o STF. Fora ela, a presença feminina na corte ficou restrita às ministras Ellen Gracie, sua antecessora, e Cármen Lúcia.

PERFIL

Gaúcha de Porto Alegre, Rosa ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul durante um ano. Em 2005, foi indicada por Lula para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Em 19 de dezembro de 2011, assumiu o posto de ministra do STF.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.