English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB/RJ defende indicação de William Douglas para vaga de ministro do STF

jurinews.com.br

Compartilhe

O movimento em torno da indicação do futuro ministro do Supremo Tribunal Federal vem se intensificando nos últimos dias. Em ofício enviado ao presidente da República Jair Bolsonaro, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) manifestou o apoio da entidade ao nome do professor e desembargador federal do TRF2 William Douglas para ser indicado a vaga que será aberta no mês de julho com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio.

“Além de sua destacada trajetória como Professor de Direito, o Dr. William Douglas desempenhou diversas funções essenciais à administração da Justiça, atuando como Delegado de Polícia, Defensor Público e Advogado. Homem público de reputação ilibada, nunca esteve envolvido em atos de improbidade ou ligado a quaisquer condutas que possam desabonar o exercício do seu “munus público”, fato que o credencia para o exercício do cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho do ofício assinado pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira.

A carta de apoio também destaca que a Seccional fluminense da OAB “tem um histórico de inequívoca defesa da democracia e um tradicional convívio institucional com os entes do Poder Judiciário. Sempre publicizamos nosso apoio aos candidatos que contém os princípios humanistas fundamentais para o bom exercício do cargo”.

A correspondência enviada ao presidente Bolsonaro conclui afirmando que “é cristalina que a indicação do Desembargador para a Suprema Corte irá contribuir para o engrandecimento e fortalecimento de uma instituição tão importante à democracia, razão pela qual esta Entidade protesta em favor da sua indicação para que o ocupe o cargo”.

Natural de Nitéroi (RJ), William Douglas é juiz federal desde 1993 e foi promovido no último mês de março a desembargador federal do TRF2, pelo critério de antiguidade.

Oficial condecorado da reserva do Exército brasileiro (R/2), ele formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e obteve o grau de mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF). Com reconhecida atuação como docente, palestrante e autor de 59 obras, dentre jurídicas, literárias, da área de Educação e de outras áreas, William Douglas é atualmente professor pesquisador‐associado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), já tendo exercido magistério também na cadeira de Direito Processual da UFF.

Confira aqui o ofício

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.