Após quase dois meses desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a indicação do seu advogado, Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente Lula se encontrou na noite desta quarta-feira (31), no Palácio do Planalto, com Zanin e avisou a aliados da sua decisão de indicá-lo para a vaga aberta no STF.
Lula disse ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que a indicação será feita nas próximas horas.
Já na manhã desta quinta-feira, Pacheco afirmou que recebeu a confirmação ontem e que avalia ‘positivamente’ a escolha de Lula. “É alguém que reúne condições e predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal”, elogiou.
O presidente do Senado completou ainda que “não há um cronograma [para aprovação]”. “Alcolumbre designa um relator, que apresenta o seu parecer para sabatina. O parecer é submetido à votação na CCJ e, votando, a gente leva ao plenário. Precisa de 41 votos para ser aprovado”, explicou Pacheco.