English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro Nunes Marques estreia na Segunda Turma do STF

jurinews.com.br

Compartilhe

No início da sessão da Segunda Turma desta terça-feira (10), o presidente do colegiado, ministro Gilmar Mendes, deu as boas-vindas ao ministro Nunes Marques, que tomou posse no cargo no último dia 5 e passa a integrar a Turma no lugar do ministro Celso de Mello, que se aposentou em outubro. De acordo com o ministro Gilmar, Nunes Marques dá sequência a uma série de renomados juízes piauienses que tiveram assento no Supremo, sucedendo a linhagem de magistrados do calibre de Souza Mendes, Souza Martins, Evandro Lins e Silva, Firmino Paz e Aldir Passarinho

Após contar um pouco da trajetória acadêmica e profissional do novo ministro, Gilmar Mendes salientou que a história de vida de Nunes Marques demonstra a sacralização da educação como chave da transformação social e desejou pleno sucesso ao novo integrante do colegiado.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin se associaram às homenagens. Lewandowski revelou que já admirava o novo ministro, pela gentileza no trato e pela cortesia no tratamento de pares e subalternos, além do elevado espírito público e saber jurídico. Ao desejar felicidade a Nunes Marques, a ministra Cármen Lúcia frisou que a história e o empenho do colega certamente o farão honrar o cargo que agora ocupa, como honrou todos os outros que já exerceu. O ministro Edson Fachin subscreveu também as manifestações de boas-vindas, e disse esperar que o ministro Nunes Marques possa realizar as aspirações de uma justiça real e efetiva, próxima da vida, no exercício da alta magistratura constitucional.

Em nome do Ministério Público Federal, o subprocurador Vagner Natal também se associou às homenagens, desejando ao ministro Nunes Marques uma profícua e longa atuação na Corte.

Agradecimento

“Vossas excelências vão ter oportunidade de perceber que eu falo muito pouco”, revelou o ministro Nunes Marques ao agradecer, em poucas palavras, as homenagens recebidas. Emocionado, ele contou da felicidade de compor o STF e a Segunda Turma e lembrou que os ministros demonstraram carinho após sua indicação, o que, segundo ele, foi muito reconfortante no difícil processo que envolve a indicação, a aprovação pelo Senado, a nomeação e posse no STF.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.