O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, afirmou que a rede social X (anteriormente Twitter) será “bem-vinda de volta” ao Brasil, desde que cumpra as determinações legais da Justiça brasileira. A declaração foi dada durante entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada neste sábado (21/09), em Nova York, onde Barroso participa de um evento da ONU.
“Idealmente, se o X, como qualquer empresa, tiver representação no Brasil e disposição de cumprir a legislação brasileira e as ordens da justiça brasileira, será bem-vindo de volta”, disse Barroso. Ele ressaltou que o caso está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes e, por isso, prefere não opinar sobre o tema.
A rede social X anunciou na noite de sexta-feira (20/09) a nomeação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal da plataforma no Brasil, atendendo à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que havia estipulado um prazo de 24 horas para que a empresa designasse um representante.
A rede social X está suspensa no Brasil desde 30 de agosto, por determinação de Alexandre de Moraes e referendada pela 1ª Turma do STF. A suspensão ocorreu devido ao descumprimento de ordens judiciais, como o bloqueio de perfis, a falta de informações sobre monetização e a ausência de um representante legal no país.