O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu nesta terça-feira (3) com o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em nota oficial divulgada logo após o encontro, o Supremo Tribunal Federal informou que a reunião durou cerca de 45 minutos na Presidência do STF.
“Eles conversaram sobre o compromisso de ambos para a harmonia entre os Poderes, com o devido respeito às regras constitucionais. E ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da higidez do processo eleitoral”, encerra a nota.
Após o encontro, apenas Pacheco falou com a imprensa. “Todas as instituições têm obrigação com a democracia, com o estado direito e com o cumprimento da Constituição. Esse alinhamento se faz através de diálogo, e é nisso que eu acredito”, afirmou.
“Eu não identifico algum problema institucional entre Forças Armadas e o Supremo Tribunal Federal. Pode haver acontecimentos pontuais, mas que não refletem numa crise que seja entre Forças Armadas e Poder Judiciário. Evidentemente que o Congresso Nacional tem o seu papel, em especial o Senado, de moderação, de busca de consenso, quanto mais possível sempre que puder buscar cumprir esse papel”, continuou.
Segundo Pacheco, Fux e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, irão se encontrar. Em sua opinião, “é fundamental que haja esse diálogo entre instituições que são igualmente importantes para o Brasil. Não há nenhuma mais importante que a outra”.