No início da sessão de julgamento desta terça-feira (8), o ministro Nunes Marques, presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), cumprimentou o ministro André Mendonça por sua estreia no colegiado.
Segundo ele, o colega reúne, além de predicados acadêmicos, qualidades pessoais essenciais a um juiz da Suprema Corte: atento ao clamor da sociedade, prudente no exercício do dever, humilde na condução do poder a ele conferido e, sobretudo, humano, diante da missão de conciliar a justiça e o Direito.
O presidente da turma destacou que a chegada de Mendonça contribuirá para a história do Tribunal, da magistratura nacional, da advocacia e da sociedade brasileira.
“Sua trajetória próspera e virtuosa demonstra a indubitável capacidade técnica deste notável jurista brasileiro, que temos a honra de receber nesta Segunda Turma. Que o caminho a ser traçado na Suprema Corte seja iluminado”, disse.
Compromisso
Os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin e o subprocurador-Geral da República, Luiz Augusto Santos Lima, se associaram às homenagens.
O ministro André Mendonça agradeceu as congratulações e reiterou o compromisso de ser, com o Tribunal, seus membros, a advocacia e o Ministério Público, instrumento de construção da Justiça.
“Esse será sempre meu objetivo: tentar colaborar, à luz da Constituição, para que tenhamos um país mais justo e mais próximo do ideal dos valores consagrados no texto constitucional”, afirmou.
Com informações do STF