O apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) à campanha Agosto Azul Vermelho, criada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), visa informar a sociedade acerca da importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças venosas, linfáticas e arteriais.
As cores foram selecionadas por sua representação das veias (azul) e das artérias (vermelho). Diversos edifícios, monumentos e pontos turísticos serão iluminados com as cores da iniciativa, ressaltando a importância do tema. O mês de agosto também comemora o Dia do Cirurgião Vascular (15) e o Dia Nacional da Consciência Vascular – Dia V (17).
A medida chama atenção para as questões primordiais que podem afetar o sistema vascular, como varizes, trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral, linfedema, doença carotídea, pé diabético, aneurisma de aorta abdominal, embolia pulmonar, entre outros.
Para fornecer ainda maior compreensão sobre o tema, a SBACV criou um manual com detalhes sobre os aneurismas (dilatação anormal de uma artéria). O guia, que está disponível neste link, explica as causas da doença e destaca as formas de prevenção e tratamento.
Medidas de prevenção
Algumas medidas podem contribuir para a manutenção da saúde vascular, como a prática de atividades físicas regulares e períodos de sono de qualidade. A alimentação saudável e controle do colesterol também contribuem para evitar doenças, por isso, alimentos gordurosos em excesso devem ser evitados.
No dia a dia, deve-se dar preferência a frutas, legumes, verduras e carnes magras. Já o estresse e o fumo são prejudiciais e contribuem para o agravamento da saúde das artérias, podendo ocasionar problemas permanentes.
Tenha especial atenção aos sintomas
O profissional indicado para tratar do sistema vascular é o angiologista ou o cirurgião vascular. Tenha especial atenção em caso de histórico da doença na família, caso seja portador de problemas vasculares, como trombose ou varizes, caso seja portador de diabetes ou câncer e se já teve covid-19.
A campanha também chama a atenção para aqueles que nunca fizeram uma consulta ou exame e podem não saber que possuem uma doença vascular. O diagnóstico precoce é essencial para a eficácia do tratamento e o consequente aumento da qualidade de vida.