O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de São Paulo inicia, hoje (2), mais uma edição da campanha “Ler Adianta”, que recebe doações de livros para distribuição em unidades prisionais.
O incentivo à leitura ocorre rotineiramente como uma das formas para ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a arrecadação da campanha contribuirá para o aprimoramento da formação pessoal, profissional, cultural e social do indivíduo.
Os exemplares poderão ser entregues até o dia 31/10, nos cartórios das unidades regionais do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), na sede de cada Região Administrativa Judiciária (RAJ), e na sede do GMF (veja os endereços abaixo).
São sugestões de temas para os livros doados: proteção da vida, integridade física, dignidade da pessoa humana, cultura da não violência e formação profissional em suas múltiplas abordagens. Na primeira edição, realizada em 2022, foram arrecadados 6.614 livros, sendo 3.051 diretamente nas RAJs e outros 3.663 concedidos pela editora Companhia das Letras. Confira aqui os pontos de coletas.