English EN Portuguese PT Spanish ES

NOS 150 ANOS DO TJ-SP: Torres Garcia assume Presidência do maior tribunal do país com foco em racionalizar as execuções fiscais 

jurinews.com.br

Compartilhe

Ao completar 150 anos de história, os números do Tribunal de Justiça de São Paulo são gigantescos: quase 20 milhões de processos em andamento (o que representa 26% do movimento judiciário do Brasil), cerca de 3 milhões de atos processuais praticados mensalmente, mais de 40 mil servidores e 2.500 magistrados dedicados a entregar Justiça aos 44 milhões de paulistas. 

Para assumir o comando da maior Corte de Justiça do país, tomou posse, nesta sexta-feira (2), como presidente do TJ-SP, o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. 

A solenidade realizada no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça de São Paulo marcou também a posse solene do Conselho Superior da Magistratura e da diretoria da Escola Paulista da Magistratura para o biênio 2024/2025. 

Os desembargadores que integram a gestão assumiram seus cargos em 1º de janeiro, mas a posse solene é tradicionalmente realizada no início de fevereiro. Além do presidente Fernando Antonio Torres Garcia, a cerimônia marca o mandato dos desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente); Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça); Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público); Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado); Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); Gilson Delgado Miranda (diretor da EPM) e Ricardo Cunha Chimenti (vice-diretor da EPM). 

PRIORIDADES DA GESTÃO 

Em seu discurso, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, ressaltou a grandeza do TJSP e agradeceu aos seus integrantes, que se empenham diuturnamente para manter a Corte na vanguarda da Justiça brasileira. “Neste 3 de fevereiro, o Tribunal bandeirante completa 150 anos de profícua existência na busca incessante do protagonismo no sistema de Justiça do país, fruto, sobretudo, do comprometimento e espírito público de seus magistrados e servidores”, realçou. 

Nas palavras do presidente, evidência disso foram dois momentos históricos em que o Tribunal manteve seu funcionamento – a pandemia da Covid-19 e a Resolução Constitucionalista de 1932. “A defesa da Constituição Federal e do estado democrático de direito foi e sempre será a vocação do TJSP, permanecendo viva tal vocação como objetivo de todos os seus integrantes”.

O desembargador também elencou as prioridades de sua gestão, como a área da Infância e da Juventude, o combate à violência doméstica, o pagamento de precatórios e a agilidade no trato dos processos de execução fiscal. 

“O fulcro dessa gestão será a valorização das pessoas: Justiça feita por pessoas e para pessoas. O Poder Judiciário estará sempre atento às necessidades da população e às alterações comportamentais da sociedade, de modo a prestar constantemente a melhor jurisdição, com rapidez e eficiência, tal como exige e merece o jurisdicionado do nosso Estado. Em função disso e reafirmando minha inabalável crença na Justiça, renovo em meu nome e em nome dos membros do Conselho Superior da Magistratura, o compromisso de bem servi-la, assim como ao povo de São Paulo.”

AUTORIDADES PRESENTES 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, presidente da corte, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin estiveram presentes na cerimônia, além da presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza Assis de Moura; do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), atual secretário de governo de São Paulo; e do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo. O recém empossado ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a presidente da seccional de São Paulo da OAB, Patrícia Vanzolini, e a procuradora-geral do estado, Inês Coimbra, também marcaram presença na mesa principal do evento.



Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.