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Prefeitura inicia mutirão do Cadastro Único em Natal

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Para atender à demanda ampliada de usuários em busca do serviço do Cadastro Único, a Prefeitura de Natal organizou um mutirão de atendimento, que iniciou nesta nesta quarta-feira (10), pela Zona Norte da cidade. O atendimento nesta primeira etapa, na região, será feito até a próxima sexta-feira (12), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no Gramoré. O mutirão, porém, vai se estender até
o início de setembro, com cada uma das quatro regiões da cidade sendo contemplada por semana.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão, acompanhou o início do trabalho e ressaltou que o regime especial de atendimento é dedicado exclusivamente para as pessoas que fizeram o agendamento no app Natal Digital. Desta forma, a Secretaria vai garantir o atendimento de 10 mil pessoas, ampliando aproximadamente em torno de 60% os atendimentos à população natalense. Atualmente, 108 mil natalenses estão registrados no Cadastro Único.

Pelo planejamento elaborado pela Semtas, na próxima semana (dias 15 a 19/08) a ação acontecerá na Zona Oeste, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). De 23 a 25/08, os atendimentos passarão para Árvore de Mirassol, na Zona Sul. A última etapa do mutirão será no Palácio dos Esportes, Zona Leste, nos dias 30 e 31/08 e 01/09. Em todos os locais, os atendimentos serão realizados das 8 às 17
horas.

A titular da Semtas destaca o empenho e a dedicação da gestão da Prefeitura em busca de soluções para resolver o problema das constantes filas registradas anteriormente formada pelos usuários. “Conseguimos equalizar essa situação, usando como critério o agendamento pelo aplicativo. Os mutirões são muito importantes para conseguir minimizar os impactos dessa demanda elevada. É uma forma de facilitar a atualização de dados e também o esclarecimento de dúvidas”, pontuou Ana Valda Galvão.

“Estamos realizando essas ações para que possamos atender um maior número de pessoas que buscam ser inseridas nos programas do governo federal. Sabemos que a pandemia aumentou a vulnerabilidade. Além disso, houve o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil, que contribuiu com o crescimento da procura da população em nossas unidades”, complementa o prefeito Álvaro Dias.

Segundo a secretária, a equipe do mutirão conta com 30 cadastradores, seis assistentes sociais e equipe de apoio. Além disso, as duas unidades de cadastro único seguirão seu fluxo de atendimento normalmente. “Natal é a única capital do país a disponibilizar duas unidades exclusivas para o Cadastro Único. Fizemos um planejamento para oferecer o melhor atendimento possível, mas sempre existem contratempos. Para evitar problemas, pedimos aos que forem buscar os serviços do mutirão que levem toda a documentação necessária e contribuam para facilitar ao máximo o atendimento”, esclarece ela.

A dona de casa Elisângela da Silva, 32, foi uma das primeiras a chegar no local de atendimento no CMTE da Zona Norte. Ela conta que estava guardando ansiosa pelo momento de renovação do seu registro junto ao Cadastro Único. “Estava muito angustiada, pois não estava conseguindo agendar meu atendimento. Graças a Deus, deu tudo certo. O acolhimento aqui está excelente e organizado. Vim para atualizar minha situação e seguir recebendo o Auxílio Brasil. Houve esse aumento que veio em boa hora, apesar de tudo estar muito caro”, revelou a moradora do Pajuçara.

Documentação

Para a atualização cadastral, basta comparecer com documentos originais dos familiares: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos; carteira de identificação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e declaração escolar dos filhos entre 6 e 21 anos. Devem atualizar o CadÚnico os moradores que tenham mudado de endereço, de cidade ou que tenham alterado a composição familiar (nascimento de filhos, casamento, óbito de familiar). Além disso, mudanças de renda e localização da escola dos filhos também devem ser comunicadas para a
atualização.

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