A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, a cerimônia de outorga da Medalha Heroínas de Tejucupapo 2023, para 13 mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Dentre elas, a governadora Raquel Lyra. A solenidade será realizada no auditório Fernando Santa Cruz, no 5º andar do edifício sede da instituição, no bairro de Santo Antônio, Recife. A homenagem é uma iniciativa da OAB-PE, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA).
“A entrega da medalha Heroínas de Tejucupapo é, para a nossa instituição, um momento de muita alegria. As homenageadas têm um papel relevante em nossa sociedade e, assim como a OAB-PE, contribuem para o bem estar da coletividade. São mulheres fortes e representativas para o nosso Estado”, asseverou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.
Para a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, o prêmio é democrático e diverso. “Teremos um encontro importante. Vamos homenagear as Heroínas de Tejucupapo. Grandes mulheres que se dedicaram e fizeram a diferença no Estado de Pernambuco, em diversas áreas”, comemorou a vice-presidente da OAB-PE, ressaltando que a cerimônia será marcada, ainda, pelo lançamento oficial da cartilha “Meu direito não é brincadeira”. Publicação, já disponível no site da Ordem , que tem por objetivo, estimular um carnaval sem violência contra a mulher.
Por ordem alfabética, confira a lista das homenageadas com a Medalha Heroínas de Tejucupapo 2023, e suas respectivas categorias:
- Dayanna Louise Leandro dos Santos – Categoria Personalidade e Liderança
- Dayse Maria Rodrigues Alves da Silva – Categoria Ação Social
- Fernanda Sarmento Martorelli – Categoria Direito
- Gabriela do Carmo Barbosa – Categoria Cultura
- Maria Aparecida Pedrosa Bezerra – Categoria Defesa da Mulher
- Maria da Conceição Reis – Categoria Educação
- Maria de Jesus Moura – Categoria Medicina/Saúde
- Mônica Cristina de Carvalho – Categoria Jornalismo e Comunicação
- Mosana Rodrigues Cavalcanti – Categoria Negócios
- Nelma Maria Cavalcanti Guerra – Categoria Funcionária do Sistema OAB-PE
- Priscilla de Melo Brennand – Categoria Funcionária do Sistema OAB-PE
- Raquel Teixeira Lyra Lucena- Categoria Política
- Uberlandia Rozeno M. Silva – Categoria Funcionária do Sistema OAB-PE
História – A Batalha de Tejucupapo, referência que deu nome à medalha outorgada pela OAB-PE, foi protagonizada por mulheres e ocorreu em um pequeno distrito homônimo localizado no município de Goiana, na Mata Norte do Estado, no século 17, durante a invasão holandesa. Lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, as mulheres que participaram da Batalha de Tejucupapo resistiram aos diversos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comidas e bens.