English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB-RN: Mesmo com déficit apontado por Aldo, contas da gestão de Coutinho ainda não foram julgadas

jurinews.com.br

Compartilhe

Chegou o último ano da atual gestão da OAB-RN e as contas da gestão anterior ainda não foram julgadas pelo Conselho Seccional. Uma das primeiras medidas do presidente Aldo Medeiros ao assumir o comando da OAB-RN foi realizar uma auditoria financeira na instituição e atribuir ao ex-presidente Paulo Coutinho uma antecipação imprevista de receitas de aproximadamente R$ 600 mil no caixa da Ordem.

Em entrevista ao Portal Agora RN, em fevereiro de 2019, Aldo Medeiros revelou que assumiu a Ordem com “gravíssimos” problemas. De acordo com ele, a gestão anterior do órgão, liderada pelo ex-presidente Paulo Coutinho, realizou uma operação bancária que antecipou no final do ano passado, “ao apagar das luzes”, as receitas de 2019. A operação de antecipação provocou juros de R$ 32 mil, privou a Ordem de valores reservas e a prejudicou no cumprimento de suas obrigações.

“Fomos surpreendidos por uma operação bancária que antecipou as receitas do exercício de 2019. Elas foram utilizadas pela Ordem ao apagar das luzes da gestão anterior. Isso nos gerou um gravíssimo problema, porque ficamos sem condições de honrar os compromissos da Ordem em janeiro. Não temos quase nenhum dinheiro em caixa”, disse Aldo Medeiros ao Portal Agora RN.

Diante da gravidade apontada pelo presidente da OAB-RN, advogados questionam os motivos pelos quais, até o momento, as contas não foram submetidas para aprovação do Conselho Seccional. De acordo com os advogados ouvidos pela JuriNews, Aldo Medeiros esperou estrategicamente o ano da eleição da categoria para por em mesa o julgamento das contas de Paulo Coutinho.

Eles relembram ainda que durante toda a campanha eleitoral de 2018 a chapa vencedora acusava o ex-presidente Paulo Coutinho de não ter prestado contas referente ao ano 2017. Além disso, após assumir a Presidência da OAB-RN, Aldo Medeiros afirmou por diversas vezes que encontrou um déficit nas contas de 2018.

Por sua vez, Paulo Coutinho nega que sua gestão tenha dado qualquer prejuízo aos cofres da OAB-RN.

Veja matéria do Agora RN: https://agorarn.com.br/politica/oab-rn-investiga-antecipacao-de-receita-de-r-600-mil-na-gestao-passada/ | Agora RN

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.