A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE), da Caixa de Assistência de Advogados de Sergipe (CAASE) e os conselheiros seccionais para o triênio 2025-2027, foram empossados na noite de segunda-feira (10), em Aracaju.
A solenidade foi marcada pela recondução do presidente Danniel Costa para o triênio 2025-2027. O Conselho Federal da OAB foi representado pelo vice-presidente, Felipe Sarmento, e pela secretária-geral, Rose Morais.
Em seu discurso de posse, o presidente da OAB-SE, Danniel Costa reiterou seu compromisso com o fortalecimento da advocacia sergipana e a defesa das prerrogativas. “A advocacia precisa sempre ser respeitada, valorizada e defendida sem qualquer tipo de limites. A nossa instituição não será mera espectadora das mudanças sociais e jurídicas, mas protagonista, respeitando seu histórico e preparando a advocacia sergipana para o futuro”, afirmou.
O vice-presidente da OAB Nacional, Felipe Sarmento, elogiou a liderança de Danniel Costa, ressaltando sua capacidade de unir a classe advocatícia. “Danniel é um advogado comprometido, um líder conectado com a jovem advocacia e um excelente gestor. Ele não é apenas um líder em Sergipe, mas uma referência em nível nacional”, declarou.
A sergipana Rose Morais, primeira mulher nordestina a ocupar o cargo de secretária-geral do Conselho Federal da OAB, com as funções presidenciais cedidas por Sarmento durante o evento, tornou-se a primeira mulher a dar posse solene a um presidente seccional, em toda história da OAB.
Rose Moraes falou do seu orgulho em pertencer a OAB-SE e poder representar o estado na diretoria nacional. “Danniel é um homem agregador e um homem de ordem, que serve à advocacia e tenho certeza que ele fará uma excelente gestão, fazendo com que cada vez mais a advocacia sergipana se sinta mais pertencente a nossa casa, então, hoje é um dia de muita alegria para nós que fazemos a OAB-SE. Também me sinto muito honrada em fazer parte da diretoria do Conselho Federal, ser a primeira mulher nordestina a ocupar uma cadeira lá, ainda mais nesse momento em que as mulheres têm cada vez mais participação ativa na Ordem. Eu tenho certeza que faremos muito e mais para todas as mulheres do nosso país”, assegurou.
Ao lado de Danniel Costa, foram empossados na diretoria da OAB-SE a vice-presidente, Maria Edênia Passos Mendonça; a secretária-geral, Andrea Leite de Souza; o secretário-geral adjunto, Raphael Reis; e o tesoureiro, Ismar Francisco. Também tomaram posse os membros do Conselho Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), presidida por Glória Roberta Herzfeld.