O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) passou a contar com mais 16 magistradas e magistrados para julgar e promover a solução de conflitos em benefício da sociedade catarinense.
São os novos juízes substitutos, aprovados em concurso público encerrado no último mês, e que tomaram posse em sessão solene no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
A cerimônia, realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do TJ, foi abrilhantada também pela participação do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).
Os novos juízes fizeram a leitura do termo de posse e juramento de forma coletiva e assinaram o documento individualmente. A seguir, os magistrados recém-empossados receberam suas togas pela primeira vez. As peças foram recebidas das mãos de familiares, do juiz Marcelo Pizolati, presidente da AMC, e da 1ª vice-presidente da associação, a juíza Janiara Maldaner Corbetta.
O diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, deu as boas-vindas aos novos magistrados catarinenses. Ele destacou que o momento era da mais profunda alegria, não apenas para os empossados como para familiares e demais membros do Poder Judiciário.
“Para nós, provectos magistrados, é uma alegria ver ingressar na carreira jovens que se vestem com a mesma indumentária que nos encouraça há décadas: a prestação jurisdicional. O ideal de fazer justiça passa a ser a partir de hoje o catalisador que os impulsionará nos próximos anos. Fazer justiça é uma arte que apaixona, pois nada se compara com a consciência do dever cumprido a cada dia”, frisou o desembargador.
A juíza substituta Camilla dos Santos Russi discursou em nome de todos os 16 magistrados empossados, lembrando os sacrifícios e desafios que marcaram a trajetória de cada um até aquele momento.
“Que a sabedoria, a prudência e a humildade nos conduzam, fazendo-nos relembrar que, por trás de cada processo, existem pessoas aguardando a concretização de direitos fundamentais e da pacificação social” destacou.
Já o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, frisou a extrema dificuldade do concurso concluído com a posse solene. Foram 10,6 mil candidatos habilitados para o certame, vindos de todas as regiões do país.
“Depois de 15 meses de árduos trabalhos, estão aqui os 16 novos magistrados empossados, que correspondem a 0,15% do total daqueles que se habilitaram para esse concurso, um número quase que inimaginável e inacreditável”, relembrou.
Por fim, destacou a importância da família na trajetória de cada novo magistrado. “Nessa toga que vocês passam a ter a honra de vestir por esforço próprio, em cada detalhe dela – na escolha do tecido, na linha que foi utilizada, nas dobras, costuras, bainha e no remate final – tem a impressão digital do pai, da mãe ou do companheiro que estiveram com vocês ao longo de todo esse período”, concluiu o presidente da Corte.
A seguir a lista dos novos juízes empossados, em ordem alfabética:
Camila Reis Rettore
Camila dos Santos Russi
Cauê Pereira Martins Santos
Douglas Braida de Moraes
Gabriel Rosso de Oliveira
Guilherme Faggion Sponholz
Isabela Alcalde Torres
Karolin Gesser
Lara Klafke Brixner
Marcus Paulo Pereira Cardoso
Matheus Della Giustina Perin
Pedro Antônio Panerai
Rafael Oliveira Duarte
Túlio Augusto Geraldo Parreiras
Wilyann Wallace de Souza
Yves Luan Carvalho Guachala