O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Academia Judicial (AJ) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) assinaram um termo de cooperação para a realização conjunta de ações acadêmicas, científicas e culturais. A meta é trocar conhecimentos, informações e experiências, mediante a implementação e o desenvolvimento de pesquisas e cursos de interesse institucional comum.
“O Tribunal de Justiça é proporcionalmente a entidade que mais oferta especialização para magistrados e para servidores. Em Santa Catarina, os magistrados têm mais mestrados e doutorados do que em qualquer outro lugar do país. Estamos em uma posição privilegiada”, relatou o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, destacando o trabalho de excelência na qualificação de magistrados e de servidores.
O sistema judiciário de Santa Catarina já mantém acordos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e, em breve, também celebrará com a Universidade de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc). O diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, também destacou os acordos com instituições de ensino estrangeiro, incluindo as de Perúgia (Itália), Alicante e Salamanca (ambas na Espanha).
“Alegria de ver materializada uma conversa quase informal com o reitor. Isso porque temos o princípio de manter a oferta da formação continuada de magistrados e de servidores, para que possamos continuar oferecendo os melhores serviços para a sociedade catarinense. A Unisul vem para agregar pelo sólido legado das atividades executadas em Santa Catarina”, ressaltou o diretor-executivo da AJ.
A Unisul teve representação do reitor, Mauri Luiz Heerdt; pela gerente de campus Daniela Correa; pelo coordenador do curso de Direito, Mauricio Daniel Monçons Zanotelli; e pelo coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Rafael Juncklaus Preis. “O convênio deve materializar o que já oferecemos nas salas de aula. Quero registrar a nossa gratidão pela altivez dessa nossa relação de confiança que confirmamos hoje”, declarou o reitor. Além disso, a reunião contou com a presença do secretário executivo da Escola de Magistrados, Alexandre dos Anjos.