A campanha “Doe um livro e mude para melhor a vida de uma criança”, da Central de Penas e Medidas Alternativas da comarca de Joinville – Santa Catarina (CPMA/SAP/DPP), já é um sucesso. Crianças entre cinco e 12 anos observam a estante de obras em busca do título mais cativante.
Uma criança de oito anos afirma que histórias de contos de fadas estão entre as preferidas. A intenção dessa campanha é incentivar o hábito da leitura desde a infância, ao apresentar aos pequenos o enigmático universo das histórias e aprender do aprendizado. O público-alvo engloba os filhos de pessoas em alternativas penais e do regime aberto.
A iniciativa opera como uma forma de motivação. A criança que acompanha os responsáveis durante os atendimentos no CPMA opta por um dos títulos disponíveis para sua faixa etária – todos oferecidos por indivíduos ou organizações – e leva-os para casa, juntamente com um formulário com espaço para uma redação ou desenho sobre sua compreensão da obra. No mês seguinte, a criança entrega o livro e tem o direito de selecionar uma nova obra.
“Estamos no começo da campanha, mas já dá para sentir que será um sucesso entre as crianças, que ficam empolgadas com a escolha dos livros. Queremos que a próxima geração seja ainda melhor, que tenha princípios, fundamentos e acima de tudo respeito e educação. E a leitura é um meio de fomentar o conhecimento”, frisa o coordenador da CPMA da comarca de Joinville, Rodrigo Nazário.