A magistrada Mônica Grisólia, responsável pela Vara da Família da comarca de Curitibanos, reuniu-se com diretores das escolas pertencentes às redes de ensino municipal e estadual. O encontro teve como pauta a discussão em torno da vacinação, cidadania e violência nas instituições de ensino, as discussões tiveram lugar nas instalações do auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Durante a reunião, a juíza abordou a relevância de conduzir regularmente campanhas de imunização nas escolas. “É dever da escola fazer o controle das vacinas obrigatórias dos estudantes, assim como pedir os comprovantes de vacinação nos atos de matrícula e rematrícula para fazê-los manter o esquema vacinal completo e em dia. É importante frisar também que, em casos de irregularidades, se faz necessária a comunicação ao Conselho Tutelar”, elucidou.
Outros tópicos relacionados à educação e ao direito de cidadania das crianças e adolescentes também foram debatidos. “A escola tem papel fundamental para nos ajudar, por exemplo, no trabalho de erradicação do sub-registro civil de nascimento, que é voltado a alunos socialmente vulneráveis. Essa carência pode ser verificada nos atendimentos de cada unidade escolar, ou seja, é preciso haver uma união de esforços para sanarmos esse problema”, expressou a magistrada.
Durante a assembleia, levando em consideração o atual cenário de violência dentro das escolas, essa questão também foi discutida. “Este é um mal extremamente preocupante e que deve ser combatido com urgência”, acrescentou. Dentro desses contextos, a juíza direcionou os administradores escolares a aderirem às orientações do Programa Saúde na Escola, que buscam a integração e colaboração contínua entre os setores educacionais e de saúde, promovendo o aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos do Brasil.
O encontro contou com a presença do tenente-coronel Ricardo de Jesus Machado, comandante do 33º BPM; da assistente social Luciana Moratelli; da psicóloga Deise Bortoluzzi; do assessor jurídico Luiz Alberto Bondavalli; e de representantes das secretarias de educação dos quatro municípios da comarca e da Coordenadoria Regional de Educação de Curitibanos.