A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) conquistou a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno de reconhecimento nacional e internacional, que confirma sua adesão a padrões mundiais para evitar a prática de subornos. Agora, a CAASC integra o grupo das 6 mil empresas certificadas pelo mundo, sendo apenas 204 no Brasil. A certificação foi entregue pelo auditor Rodrigo de Alcântara Siqueira e Borges, durante a sessão do Conselho Pleno da OAB-SC na última sexta-feira (23).
O presidente da CAASC, Juliano Mandelli, destaca que a certificação reflete a cultura de conformidade e veio para consagrar o trabalho detalhado e comprometido que resultou na construção de um programa e um sistema de gestão de compliance sólido e maduro.
“Temos orgulho de ser a primeira instituição do Sistema OAB no Brasil a ter esse reconhecimento. Quando assumimos a CAASC firmamos um compromisso com a advocacia, de zelar por ela e ter um programa de integridade faz parte disso, erradicando qualquer indício de favorecimento ou vantagem indevida, com ética e, principalmente, com respeito a cada advogado e advogada catarinense”, celebrou o dirigente.
“A política de transparência adotada pela CAASC vai ao encontro das ações realizadas em todo o Sistema OAB-SC. O respeito à advocacia começa dentro da nossa instituição. Além disso, o fato da CAASC ser a primeira Caixa de Assistência do país a conquistar o certificado, reforça o pioneirismo da Seccional catarinense no país, que hoje é referência nacional”, registrou a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio que conduziu a sessão.
Conduzido pela secretária-geral adjunta, Elisângela Schaitel, a CAASC desenvolveu nos últimos 18 meses um Programa de Integridade com políticas para recebimento/doação de brindes, presentes, hospitalidades e entretenimento. Segundo a diretora, a certificação é resultado do trabalho coletivo de uma equipe que se debruçou nos últimos meses para alcançar o reconhecimento.
”Nossas relações devem sempre ser pautadas em objetivos específicos, tais como a excelência na prestação de serviços de forma isonômica e transparente, de modo que nenhuma atuação deve ser influenciada pelo recebimento de brindes ou hospitalidades, principalmente na tomada de decisões”, explicou a dirigente que esteve à frente do programa.