Visando garantir que todos os processos sejam tratados com ainda mais transparência e tendo a ética como base nas relações, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) inovou e criou um código de conduta como ferramenta fundamental para orientar os colaboradores e membros da instituição para a tomada de decisões.
“Temos como missão cuidar da advocacia e isso nos traz grandes responsabilidades pela segurança dos nossos processos, dos nossos serviços e das nossas informações. Tendo a ética como alicerce, esse cuidado deve se refletir em ações diárias, garantindo nosso compromisso com todos os advogados, parceiros, colaboradores e colegas advogados que atuam voluntariamente na instituição”, anunciou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Liderando o processo na organização, a secretária-geral adjunta, Elisangela Schaitel, destaca que o Código de Conduta não contempla todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, entretanto, define os princípios básicos que devem nortear as condutas em qualquer situação.
”Foram oito meses de trabalho mapeando e tornando mais claros os procedimentos. A partir dos fluxogramas criados foi possível identificar gargalos e possíveis vulnerabilidades do sistema para garantir ainda mais transparência nos nossos processos. Também temos uma equipe de profissionais para gerir, orientar e esclarecer dúvidas sobre como agir em conformidade com os valores da CAASC”, explicou.
QUEM DEVE CUMPRIR O CÓDIGO DE CONDUTA?
A observância e a prática da conduta e dos princípios éticos definidos no Código de Conduta (https://www2.caasc.org.br/p/institucional/normas/codigo-de-conduta-interno/2018/) aplicam-se a todas as pessoas que possuem relacionamento com a CAASC que, para fins desta Política, compreende todos os diretores, delegados, conselheiros, membros de comissão, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços.