O evento foi realizado em alusão ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, tendo como foco a reflexão sobre a saúde emocional da comunidade estudantil e a importância do controle das emoções em situações de estresse.
A aluna do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Elisa Pereira, elogiou a iniciativa da Ejurr e a importância da palestra para aprender mais sobre as próprias emoções.
“Eu sou venezuelana e muitas vezes sinto várias coisas e emoções diferentes por estar aqui vivendo no Brasil. A palestra foi muito importante e ajudou a expressar nossas emoções e pra mim foi muito interessante”.
O aluno Kleyner Marcolino, vive no alojamento do IFRR no campus Amajari. Ele destacou que por estarem distantes das famílias, muitos alunos sentem necessidade de atividades diferentes com foco na saúde mental.
“A palestra foi muito boa, em especial para nós alunos alojados. Foi muito boa para nós adolescentes que precisamos dessa conversa para compreender as nossas próprias emoções”.
A diretora de ensino do IFRR, campus Amajari, Ana Maria Alves, destacou a importância da ação frente ao contexto social dos alunos e agradeceu a parceria com a Escola Judicial de Roraima.
“O campus Amajari tem um contexto muito específico porque temos alunos de outras etnias e de outras nacionalidades. Então, essa parceria é muito importante pois às vezes nem sabemos como lidar com as situações, cada cultura tem sua forma de lidar com os problemas. Eu penso que esse projeto “A Escola vai à Escola” deve trazer muitos benefícios e espero que voltem para novas ações”.
A psicóloga do TJRR, Perla Lima ressaltou a importância do conteúdo e abordagem com temas vinculados à prevenção da saúde mental com adolescentes.
“A gente vê a participação deles, o interesse deles e os questionamentos que eles fizeram após a palestra, as curiosidades de saber um pouquinho mais sobre o controle das emoções. Então é muito importante trabalhos como esses, principalmente levando um pouco de saúde mental e o acesso a um profissional de Psicologia que dificilmente chega até eles”.