Em uma decisão unânime, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima (OAB-RR) aprovou um Ato de Desagravo em favor dos advogados Aldêmio Ribeiro do Nascimento e Audinécio Estacio da Luz Junior. Os advogados foram presos e agredidos fisicamente por policiais enquanto estavam no exercício de suas funções, durante uma ocorrência na tarde de 22 de agosto.
A reunião que resultou na aprovação do ato aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28, e contou com a presença do Procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Dr. Alex Sarkis. Ele viajou até Roraima especificamente para acompanhar o caso e prestar apoio na defesa das prerrogativas dos advogados envolvidos.
O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, expressou gratidão pela presença de Sarkis e pelo apoio do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacando a importância da defesa das prerrogativas da advocacia em todo o país.
“Nós queremos deixar registrado a gratidão pelo seu ato de vir até Roraima e também ao presidente Beto Simonetti. Vossa excelência tem andado nos quadrantes desse país na defesa das prerrogativas. Estamos orgulhosos da sua presença nessa reunião tão importante para a nossa advocacia”, declarou Vidal.
Dr. Alex Sarkis comentou sobre a gravidade das agressões sofridas pelos advogados, mencionando que as imagens do ocorrido chocaram tanto ele quanto o presidente Simonetti.
“Eu estava ao lado do presidente Beto Simonetti quando recebemos as imagens dessa covarde violência que foi praticada, não só contra esses dois heroicos colegas, mas contra toda a advocacia roraimense e toda a advocacia brasileira”, afirmou Sarkis.
Após a leitura do relatório pelo secretário-geral da OAB-RR, Dr. Claudio Belmino, a votação foi conduzida e o Ato de Desagravo foi aprovado por unanimidade. O ato será realizado em frente ao 5º Distrito Policial, local onde ocorreram as prisões e agressões.
Os advogados Aldêmio Ribeiro do Nascimento e Audinécio Estacio da Luz Junior também tiveram a oportunidade de se manifestar, agradecendo o apoio irrestrito da OAB-RR em suas defesas. Outras falas vieram do representante da Comissão da Advocacia Criminal e Tribunal do Júri, Carlos Vila Real, e do presidente da Comissão de Prerrogativas, Vinicius Guareschi, que têm acompanhado o caso desde o início.
Ao final da reunião, Ednaldo Vidal entregou uma Láurea de Agradecimento ao Dr. Alex Sarkis em reconhecimento ao seu apoio incondicional no caso, reforçando o compromisso da OAB-RR com a defesa das prerrogativas da advocacia.