O Poder Judiciário de Rondônia comunica que estabeleceu um processo para investigar a ocorrência de atividades fraudulentas relacionadas à Justiça de Rondônia e à Corregedoria-Geral da Justiça após uma denúncia feita por uma advogada, cujas informações foram utilizadas por criminosos.
De acordo com a advogada, existe um esquema fraudulento recente que está sendo realizado por meio do aplicativo WhatsApp, onde os criminosos utilizam um documento com o nome e o logotipo deste Tribunal de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça, em papel timbrado.
Segundo a denúncia, a fraude é feita através do envio de mensagens por alguém se passando pela advogada, solicitando pagamentos em contas de terceiros em nome do Poder Judiciário, com a falsa justificativa de “quitação das certidões negativas”, o que não corresponde à realidade.
O Gabinete de Segurança Institucional do TJRO revelou que os golpistas utilizam números de telefone móvel sem registro, ou com registro em nome de outras pessoas, que também se tornam vítimas, tornando mais difícil a obtenção de informações concretas durante os confrontos.
Consequentemente, como medida preventiva contra esses golpes, recomenda-se sempre verificar a origem das mensagens recebidas, ligando para números fixos ou funcional da instituição, que estão sempre disponíveis nos sites oficiais.