English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB Rondônia entrega documentação histórica de Fouad Darwich ao Centro Cultural do Judiciário

jurinews.com.br

Compartilhe

As páginas já amareladas pelo tempo do documento impresso datado 23 de outubro de 1975 revelam o pedido de inscrição suplementar do advogado Fouad Darwich Zacharias, oriundo do Estado do Pará, nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil datam o início da trajetória do pioneiro da Justiça de Rondônia.

Personagem histórico do Estado, Fouad Darwich é um dos sete samurais fundadores da Justiça de Rondônia. Cópia do documento que faz parte do acervo na OAB Rondônia foi entregue ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Poder Judiciário de Rondônia nesta semana.

A documentação de Fouad, que foi inscrito sob o número 07-A na Ordem, inclui Diploma de Conclusão do Curso de Ciências Jurídicas, de 1947, além de outros documentos pessoais.

Toda a documentação foi digitalizada em um esforço da OAB-RO para preservar a história do Estado. Natural de Altamira, Pará, estado onde atuou como advogado e depois como promotor público, Fouad se tornaria, em 26 de janeiro, o desembargador responsável por conduzir o Tribunal de Justiça, junto com outros notáveis juristas que ficaram conhecidos como os 7 Samurais do Judiciário de Rondônia: Cesar Montenegro, Clemenceau Pedrosa Maia, Darci Ferreira, Aldo Castanheira, Dimas Ribeiro da Fonseca e Hélio Fonseca.

Ao receber o documento encadernado, na última sessão do Tribunal Pleno Administrativo, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o remeteu ao diretor da Escola da Magistratura, Raduan Miguel Filho, para integrar o acervo do Centro Cultural e de Documentação Histórica do Poder Judiciário, onde poderá ficar exposto para visitação. O presidente do TJRO agradeceu à OAB pelo gesto de entrega do documento, de grande importância para a história da Justiça e do Estado.

Neto de Fouad Darwich, o juiz do TJRO, Bruno Darwich, destaca a importância histórica do avô, definido por ele como “um desbravador idealista”, para o Judiciário rondoniense. “Sua trajetória se confunde com a história das instituições jurídicas”, pontua, ao lembrar que o avô também foi o primeiro presidente da OAB e primeiro procurador-geral do Estado, antes de receber a missão do então governador, Jorge Teixeira, de fundar a Justiça de Rondônia.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.