Em uma iniciativa conjunta, a Comissão OAB Vai à Escola e a Comissão da Mulher Advogada levaram conscientização sobre violência contra a mulher participando do projeto “Se Liga Moçada” do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O evento foi realizado no Instituto Escolar Somos Brasileiros (IESB), na quinta-feira (16).
Denise Torquato, presidente da Comissão OAB vai à Escola, ressaltou a importância de abordar questões relacionadas à violência contra a mulher em espaços educacionais. “É fundamental conscientizar os jovens sobre os diferentes aspectos da violência de gênero, promovendo a igualdade e o respeito desde cedo. A educação é a chave para transformar a sociedade”, afirmou.
Marli Salvagnini, representante da Comissão da Mulher Advogada apontou os alarmantes índices de violência contra a mulher em Rondônia. “Lideramos o triste ranking de feminicídios, quando abordamos a questão da lesão corporal no contexto de violência doméstica, Rondônia continua figurando entre os primeiros lugares do país, além de ficarmos em terceiro lugar dados relacionados a estupro. É de suma importância conscientizar os jovens quanto a violência contra a mulher como medidas de prevenção e conscientização”, destaca.
A presidente da comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Genúsia Freitas, também ressaltou a relevância do projeto “Se Liga Moçada” do CIEE. “Esta iniciativa vai além de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Ao abordar temas sensíveis, como a violência contra a mulher, estamos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, comentou.
A aluna Dânia Nicole, responsável pelo convite da palestra das advogadas, esclareceu a motivação para trazer esse tema à discussão. “Percebi a necessidade de abordar assuntos que muitas vezes são negligenciados. Convidar profissionais do direito que lutam contra a violência contra a mulher foi uma forma de ampliar a visão dos colegas sobre a importância do respeito e da igualdade social”, compartilhou Dânia.