Na tarde desta quarta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por unanimidade de votos, confirmou a sentença e manteve a cassação e a decretação de inelegibilidade de Valderedo Bertoldo do Nascimento, Prefeito de Ipanguaçu.
O relator do processo, desembargador Expedito Ferreira, acompanhando o parecer do Ministério Público, rejeitou as alegações dos recorrentes e confirmou o amplo esquema de compra de votos, que foi desbaratado através de uma busca e apreensão que encontrou várias listas de eleitores com pedido de benesses em troca de votos.
A decisão fará com que sejam realizadas novas eleições no município de Ipanguaçu, com data a ser aprazada, ficando desde já determinado o afastamento do prefeito e vice, assumindo o presidente da Câmara Municipal.
A sustentação oral foi realizada pelo advogado Leonardo Palitot, do escritório Erick Pereira Advogados, para quem “a decisão do Tribunal foi uma demonstração de que condutas abusivas não serão toleradas. Eleições compradas não serão legitimadas”.
Também foram condenados a vice prefeita Mara Carmelita Pessoa Lopes e Lopes, o vereador Yure Feldman e ainda Leandro Ferreira Tomé, Pedro Janildo de Souza, José Neto Costa e Francinaldo Gonzaga.