A juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Natal, Isaura Maria Barbalho Simonetti, foi nomeada pelo presidente Lula para exercer o cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT21). O decreto de nomeação foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União.
Após 20 anos de magistratura, Isaura Simonetti foi promovida pelo critério de merecimento e vai ocupar vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Joseane Dantas.
A nomeação da nova desembargadora do TRT21 teve o apoio da governadora Fátima Bezerra pela política de gênero e foi saudada pela comunidade jurídica potiguar.
“Os méritos da magistrada Isaura transcendem o gênero e se justificam muito mais pela competência, pela urbanidade e pelo papel na construção da história jurídica da Justiça do Trabalho. Parabéns, também, à governadora Fátima”, afirmou o professor de Direito da UFRN, Erick Pereira.
A advogada Hivyelle Brandão, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Rio Grande do Norte (ABMCJ-RN), destacou a capacidade técnica da nova desembargadora. “ABMCJ-RN recebe com a alegria a nomeação da Dra. Isaura Simonetti para o cargo de desembargadora do TRT21 não só por elevar o número de mulheres exercendo cargos de poder, mas pela sua capacidade técnica e competência no exercício da magistratura trabalhista”, disse.
Isaura Simonetti é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 1990 e assumiu o cargo de juiza TRT21 em maio de 1993. Atualmente, é juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Natal.