English EN Portuguese PT Spanish ES

STJ determina demolição de banheiro construído ilegalmente em área protegida

jurinews.com.br

Compartilhe

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a demolição de um banheiro de 4m² construído irregularmente em uma área de proteção ambiental no Rio de Janeiro. O imóvel, concluído há 28 anos, fica no entorno do Rio das Cabeças, região que sofre modificações humanas desde o início do século 20.

DESAFIAR A LEI TEVE CUSTO ALTO

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entrou com ação civil pública para derrubar a construção, que chegou a ser embargada, mas foi concluída mesmo assim. Esse desrespeito à ordem pública foi decisivo para a decisão do STJ.

O relator do caso, ministro Afrânio Vilela, reconheceu que a pequena dimensão da obra poderia ser um fator de flexibilização. No entanto, ressaltou que a insistência do responsável em seguir com a construção, desafiando a administração pública, inviabilizou qualquer outra solução além da demolição.

PUNIÇÃO PARA DESRESPEITO AMBIENTAL

Segundo o ministro, a afronta clara ao poder público e a ausência de qualquer consideração com o meio ambiente justificam a punição exemplar. “Não há outra solução que não acolher a pretensão da parte recorrente”, afirmou Vilela, reforçando que a decisão busca preservar a integridade ambiental da região.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.