A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, foi procurada por um homem armado que buscou insistentemente falar com ela na sede da Seccional, no centro do Rio de Janeiro. A OAB-RJ registrou a ocorrência na 5ª DP para que a Polícia Civil apure a possível ameaça à Ana Tereza Basílio.
A ameaça pode ter relação com as medidas de reforma administrativa que foram implementadas desde que Ana Tereza Basílio assumiu o comando da Ordem no início deste ano. Ela precisou demitir 121 funcionários para reequilibrar as contas da instituição e prevê uma economia anual de R$ 20 milhões, o que possibilitará a redução da anuidade a partir do próximo ano.
O caso ocorreu na tarde da última quarta-feira (9). Às 14h45, um homem de camisa azul teria entrado na recepção e pediu de forma insistente para falar com a presidente. Ele disse ser jornalista, mas se recusou a apresentar qualquer documento de identificação.
Uma advogada, que estava na recepção naquele momento e que conversou com o homem, afirmou ter percebido um volume na altura da cintura dele, condizente com uma arma de fogo.
A advogada conta ter explicado que, para entrar no prédio, o homem precisaria se identificar e deixar sua arma acautelada, caso estivesse armado. O homem negou estar armado, mas deixou o prédio assim que a advogada disse que acionaria a polícia.
Em conversa com a JuriNews, Ana Tereza Basilio disse que seguirá firme com o trabalho de austeridade que vem implantando na OAB-RJ e que ficou preocupada com a segurança do todos, e cobrou melhor policiamento na região.
“Ficamos preocupados com a segurança de advogados, estagiários e todos que frequentam a OAB do Rio. Houve essa situação e, recentemente, um advogado foi assassinado aqui na frente. Esperamos que o Governo do Estado possa melhorar o policiamento nessa região da cidade”, pontuou a presidente.