O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) comemora a inclusão do seu Programa Cidadania Plena no Portal CNJ de Boas Práticas no Eixo Justiça e Cidadania. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar o exercício do voto por pessoas idosas, hospitalizadas, com mobilidade reduzida, quilombolas e comunidades indígenas.
Para garantir esse direito fundamental, previsto na Constituição Federal, locais de votação são instalados nos lugares onde esses cidadãos se encontram.
Ao longo de 2023, o Programa Cidadania Plena realizou atendimentos a aproximadamente 3,5 mil eleitoras e eleitores em nove municípios do Paraná.
Um dos destaques do projeto é a van adaptada, equipada com dois guichês de atendimento. Essa estrutura autônoma permite levar os serviços eleitorais diretamente a hospitais, instituições de longa permanência, comunidades indígenas, quilombolas e outros locais de difícil acesso.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, enfatizou a importância da van adaptada como uma mensagem clara de que a democracia deve estar ao alcance de todas as pessoas.
O reconhecimento no Portal CNJ de Boas Práticas no Eixo Justiça e Cidadania reforça o compromisso do TRE-PR em promover a inclusão e garantir o direito de voto a todos os cidadãos, independentemente de suas condições ou localização geográfica.
Redação, com informações do TRE-PR