O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou denúncia contra um homem de 35 anos que invadiu o fórum de Andirá, região do Norte Pioneiro, portando uma espada estilo samurai. O indivíduo é acusado de posse ilegal de arma, coação de testemunhas, resistência e lesão corporal contra policiais penais. O incidente ocorreu em 23 de maio.
Conforme informações da Polícia Civil, o suspeito, identificado como Hairan, não possuía qualquer relação com a audiência em andamento no fórum e foi necessário interrompê-la. Após a descoberta de armas na residência do acusado, as investigações indicaram que ele planejava realizar ações semelhantes à invasão ocorrida.
Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado, Hairan Vigatto Calixto tentou atingir o pescoço de um policial penal que escoltava detentos no local, utilizando a espada. O policial conseguiu se defender do golpe com a mão direita, sofrendo ferimentos graves. Um outro agente disparou contra a perna do invasor, que foi imobilizado e levado ao hospital.
Além do armamento, foram encontradas munições e outras espadas na residência de Hairan, que reside em Barra do Jacaré, nas proximidades de Andirá.
Durante o interrogatório policial, o acusado optou por permanecer em silêncio. Ele continua detido e, se for condenado pelos crimes pelos quais foi denunciado, poderá receber uma pena de mais de 10 anos de prisão.