English EN Portuguese PT Spanish ES

Líderes do PT no Congresso pedem prisão de Eduardo Bolsonaro a Moraes

Foto: Pedro França/Agência Senado

jurinews.com.br

Compartilhe

Os líderes do PT no Congresso Nacional protocolaram nesta quinta-feira (17) pedido formal ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitando a prisão do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O documento foi anexado ao inquérito que investiga supostas articulações do parlamentar com o governo dos Estados Unidos durante a gestão de Donald Trump.

O requerimento, assinado pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), alega que Eduardo Bolsonaro promoveu ações para incentivar retaliações contra o governo brasileiro e ministros do STF. O parlamentar está licenciado do mandato desde março e reside nos EUA, alegando perseguição política. Sua licença expira no próximo domingo (20).

No pedido, os parlamentares argumentam que a prisão seria necessária para preservar a ordem pública, citando condutas que classificam como antidemocráticas e contrárias à soberania nacional. Eles afirmam que os autos do processo já apresentariam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

O documento também requer a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do blogueiro Paulo Figueiredo nas investigações, por suposto apoio a medidas como a taxação de 50% sobre exportações brasileiras decretada por Trump. Os petistas alegam haver indícios de coordenação entre os três nas ações contra o STF.

O inquérito que apura o caso teve seu prazo prorrogado por 60 dias na semana passada. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes mencionou que Eduardo Bolsonaro continuaria interferindo no andamento das investigações sobre a chamada “trama golpista”.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.