English EN Portuguese PT Spanish ES

DEMOCRACIA DE TODOS: Manifestos em defesa do Brasil estão empatados tecnicamente

jurinews.com.br

Compartilhe

Os manifestos em defesa da democracia estão pautando as eleições. O apoio divide os brasileiros ideologicamente mas todos são uníssonos quanto a importância do fortalecimento da democracia.

Os números mostram um empate técnico entre as duas principais cartas que se aproximam da marca de 850 mil assinaturas cada uma.

Conforme mostra a imagem, até às 12h3 desta quarta-feira (10), a “Carta aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) alcançou 845.366 adesões.

Já o “Manifesto à Nação Brasileira – Defesa das Liberdades”, do Movimento Advogados de Direita Brasil (ADBR), registrava 843.458 assinaturas no abaixo-assinado online.

O QUE REPRESENTAM AS CARTAS

A carta da Faculdade de Direito da USP cita a preocupação com os ataques contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as urnas eletrônicas. O documento foi subscrito por ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas, artistas, banqueiros, empresários, entre outros. A inspiração para a carta de 2022 foi a ação de 1977 do jurista e professor de Direito Goffredo da Silva Telles Jr., em que “denunciava a ilegitimidade do governo militar e o estado de exceção e pedia a instauração de uma Assembleia Nacional Constituinte”, segundo informações divulgadas pela universidade. Para apoiar a carta da Faculdade de Direito da USP, é preciso acessar o site https://estadodedireitosempre.com.

Enquanto isso, o manifesto divulgado pelo Movimento Advogados de Direita Brasil (ADBR) defende a democracia e as liberdades individuais, principalmente a liberdade de expressão. A carta também criticou as tentativas de consolidação da “ditadura do pensamento único”, de desmonetização dos meios de comunicação independentes e perfis de redes sociais, e ainda os inquéritos com o objetivo de criminalizar a opinião contrária – referência ao chamado “inquérito das fake news” do Supremo Tribunal Federal. O grupo também declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. O abaixo-assinado está hospedado na plataforma change.org

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.