English EN Portuguese PT Spanish ES

CRESCE O MOVIMENTO: Alckmin diz que indicação de uma mulher negra para o STF é “importante”

jurinews.com.br

Compartilhe

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (13) que considera importante a indicação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“[Se] pudermos ampliar a presença de mulheres é positivo. E também a presença negra. Somos um país de miscigenação de origem africana”, disse ele, durante evento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em São Paulo.

Recentemente, os ministros Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, defenderam publicamente a indicação de uma mulher negra para o STF como forma de gerar maior identidade da Corte com a população brasileira, formada em maioria por mulheres negras e pardas.

Várias entidades jurídicas também apoiaram a escolha. Fundado em 1890, o STF nunca teve uma ministra negra.

Neste novo governo, o presidente Lula vai indicar dois ministros para o STF. A primeira vaga ficará em aberto no próximo mês de maio com a aposentadoria por idade de Ricardo Lewandowski. Nos bastidores, aposta-se na indicação de Cristiano Zanin, advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato. Já a segunda vaga será aberta em outubro deste ano com a aposentadoria de Rosa Weber.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.