English EN Portuguese PT Spanish ES

Áudio: Marcos do Val diz que Bolsonaro deu ordem para gravar Moraes

jurinews.com.br

Compartilhe

Em áudio divulgado nesta quinta-feira (2), Marcos do Val (Podemos-ES) entra novamente em contradição. Na gravação, o senador afirma ter ouvido diretamente de Jair Bolsonaro (PL) detalhes do plano para gravar clandestinamente o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso corrobora a primeira versão dada pelo parlamentar, mas vai na contramão da segunda.

O senador concedeu duas entrevistas à revista Veja e, em ambas as ocasiões, afirmou que Bolsonaro participou ativamente da discussão envolvendo a tentativa de golpe para anular a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na gravação, ele é questionado se o próprio Bolsonaro pediu para que a gravação ilegal fosse feita. “Disse, sim. Que o GSI ia me dar o equipamento para poder montar para gravar. Aí eu falei assim, quando eu falei que ‘mas não vai ser aceito’. ‘Não, o GSI já tá avisado’. Quer dizer, já tinha validado a fala comigo.

‘Eles vão te equipar, botar o equipamento de escuta, de gravação e a sua missão é marcar com o Alexandre e conduzir o assunto até a hora que ele falar que ele, que ele avançou, extrapolou a Constituição, alguma coisa nesse sentido.’ Aí ele falou ‘ó, eu derrubo, eu anulo a eleição, o Lula não toma posse, eu continuo na Presidência e prendo o Alexandre de Moraes por conta da fala dele, que ele teria’”, explica, em áudio.

Na madrugada desta quinta, Marcos do Val concedeu uma coletiva na qual descreveu “tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto a ele”. A conversa teria ocorrido no dia 7 de dezembro de 2022. Posteriormente, nas redes sociais, recuou e afirmou que todo o plano foi explicado por Daniel Silveira, na presença de Bolsonaro, que teria ficado em silêncio.

Marcos do Val prestará depoimento à PF

As declarações de Marcos do Val levaram a Polícia Federal a solicitar uma oitiva com o senador, na condição de testemunha, no âmbito da investigação que apura os atos terroristas ocorridos em 8 de janeiro. O depoimento tinha previsão para a tarde desta quinta-feira.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.