English EN Portuguese PT Spanish ES

Bolsonaro transferiu R$ 800 mil para os EUA esperando golpe de Estado no Brasil

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

No final de dezembro de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transferiu R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos, para se manter enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desenrolou no Brasil, conforme as investigações da Polícia Federal (PF). Estas revelam ainda que, na expectativa de um possível golpe de Estado no Brasil, Bolsonaro buscou refúgio no exterior para evitar investigações sobre sua participação na conspiração contra o Estado Democrático de Direito. Essas informações foram obtidas através de um documento da PF, divulgado pela Veja.


A quebra do sigilo bancário revelou que Bolsonaro realizou a operação cambial no dia 27 de dezembro de 2022, às vésperas do término de seu mandato. O documento da PF afirma que o ex-presidente transferiu todos os seus ativos financeiros para os Estados Unidos, tanto ilícitos quanto lícitos, com o intuito de permanecer fora do país enquanto a suposta tentativa de golpe se desenrolava.

A PF levanta a possibilidade de que parte dos recursos transferidos possa ser proveniente do desvio de bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro. Essa suspeita ganhou força após a revelação, em março de 2023 pelo Estadão, da tentativa de entrada ilegal de joias recebidas em viagens oficiais.

OPERAÇÃO TEMPUS VERITATIS

Os investigadores destacam que Bolsonaro e outros alvos da Operação Tempus Veritatis agiram preventivamente, antecipando-se a uma eventual perseguição penal. Mais de 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Tempus Veritatis, direcionados a aliados próximos de Bolsonaro, embora o ex-presidente não tenha sido alvo de mandado de prisão, teve seu passaporte retido pelas autoridades. A medida visa evitar uma possível fuga do país em caso de declarações criminais.

A defesa de Bolsonaro busca reverter a decisão na Justiça, enquanto as investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado e o envolvimento do ex-presidente continuam em curso.

Redação, com informações do Diário do RN

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.