Por unanimidade e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou a Minuta de Resolução que vai disciplinar a realização da eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito do município de São Lourenço do Piauí (PI).
De acordo com o texto, a nova eleição será realizada no próximo dia 6 de agosto. O município de São Lourenço do Piauí que fica a 547 km ao sul de Teresina (PI) e possui quase cinco mil eleitores.
A nova eleição municipal foi marcada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter dado provimento a ambos os recursos para julgar procedentes os pedidos formulados na representação por captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e na ação de impugnação de mandato eletivo, determinando a cassação dos diplomas do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do seu vice, Valdeci Paes de Castro (PSB) ambos eleitos em 2020 em São Lourenço do Piauí-PI.
O município continua sendo dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Iran Damasceno Ribeiro (PSD) até que seja empossado o novo prefeito. O relator do Processo foi o presidente do TRE-PI em exercício, desembargador José James Gomes Pereira (Processo Administrativo Nº 0600099-08.2023.6.18.000).
Redação Jurinews, com informações do TRE-PI