O advogado Raimundo Júnior tomou posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Ele fica à frente da instituição pelos próximos três anos (2025-2027). A posse administrativa da nova diretoria e dos novos conselheiros seccionais foi realizada no auditório da OAB Piauí, na sede da instituição.
Durante seu discurso de posse, o presidente enfatizou a importância do momento e o significado que ele representa para toda classe.
“Esse momento não é só meu. Ele é a prova de que qualquer advogado ou advogada deste estado pode sim presidir a nossa instituição. Esse momento simboliza que não há espaço para exclusões na advocacia. Nossa força está na adversidade, na inclusão e na valorização da história de cada profissional que integra a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí”, destacou.
Raimundo Júnior destacou também o compromisso assumido com a advocacia piauiense, ressaltando a expectativa de realizar uma gestão que recupere o protagonismo e a dignidade da classe. “Espero ter uma gestão exitosa e que devolva o protagonismo, o respeito e a dignidade que a advocacia piauiense merece. A expectativa é fazer a melhor gestão da história do Piauí, como falei na campanha e hoje estamos iniciando esse compromisso”, afirmou.
A nova diretoria assume com o desafio de modernizar os serviços oferecidos e ampliar o diálogo com a advocacia piauiense.
LISTA SÊXTUPLA SEM EFEITO
Na primeira sessão extraordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (1º), o novo presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, apresentou um importante requerimento ao Conselho Seccional. Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a proposta de tornar sem efeito o ofício enviado ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) com a lista sêxtupla do Quinto Constitucional formada pela entidade em 19 de dezembro de 2024.
A decisão está alinhada à liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Reclamação Constitucional nº 74.972. A medida judicial determinou a suspensão do ato administrativo do Conselho Seccional que retomou o procedimento de elaboração da lista sêxtupla.
Em sua proposição, Raimundo Júnior destacou a obrigatoriedade do cumprimento da ordem judicial. “A presente decisão fundamenta-se exclusivamente na necessidade de dar efetivo e imediato cumprimento à decisão liminar, que determinou expressamente a suspensão do ato administrativo”, diz trecho da proposição assinada pelo advogado Raimundo Júnior.
O texto também enfatiza a necessidade de sobrestar os efeitos de atos já praticados e adotar as providências administrativas necessárias.
A suspensão do procedimento até o julgamento definitivo da ADI 7667 e posterior deliberação do Conselho Pleno são medidas que visam assegurar o efetivo cumprimento da decisão judicial, bem como preservar a segurança jurídica do procedimento de escolha.
Conheça a nova diretoria da OAB-PI:
- Presidente: Raimundo de Araújo da Silva Júnior OAB/PI 5061
- Vice-Presidente: Raylena Vieira Alencar Soares OAB/PI 12673
- Secretária-Geral: Noélia Castro de Sampaio OAB/PI 6964
- Secretário-Geral Adjunto: Francisco Kleber Alves de Sousa OAB/PI 6914
- Diretor-Tesoureiro: Rafael Neiva Nunes do Rego OAB/PI 5470