O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Jorge Américo Pereira de Lira foi homenageado pela Câmara Municipal do Recife com o Título de Cidadão do Recife.
A homenagem, mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo da capital pernambucana, foi uma iniciativa do vereador Gilberto Alves. “A reunião de hoje é especial. Sinto-me honrado por ter a oportunidade de entregar, nesta tarde solene, por inconteste merecimento, a mais alta honraria concedida por este Poder Legislativo a este homem que, investido de autoridade pública, tem poder para julgar, na qualidade de administrador da Justiça do Estado”, disse o autor da proposta.
A solenidade foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá. Ele compôs a mesa de honra com o homenageado; com o vereador Gilberto Alves, com o desembargador Antenor Cardoso Júnior (primeiro vice-presidente do TJPE e representando o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo); com o desembargador André Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; com Ranilson Ramos, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; com Fernando Ribeiro Lins, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE); e com Pedro Pontes, procurador-geral do Município (representando o prefeito da Cidade do Recife, João Campos).
“Sou um apaixonado pelo Recife, pela sua arquitetura urbana, pelos seus rios, suas pontes, seu mar, seu povo, sua gente, sua diversidade cultural. Recife para mim é puro encantamento, é fantasia. Já me sentia de fato um cidadão recifense. Agora sou cidadão recifense de fato e de direito”, disse o homenageado.
Jorge Américo nasceu em Aliança, Zona da Mata de Pernambuco, em 24 de março de 1963. É filho de José Frederico Pereira de Lira e Maria de Lourdes Pereira de Lira. Veio morar no Recife para fazer vestibular e se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1985. Em 1990, passou nos concursos de promotor de Justiça e de juiz de Direito.
Trabalhou em cidades como Exu, Bodocó, Ouricuri, Petrolina, até ser promovido para a 10ª Vara Cível do Recife. Sempre foi promovido por merecimento, inclusive para o cargo de desembargador do TJPE, em 2012. É casado com Andaluza Magalhães Pereira e tem dois filhos.
Após receber o título de cidadão do Recife, o desembargador agradeceu aos vereadores da Casa, em especial a Gilberto Alves, e garantiu que o reconhecimento será honrado por ele.
“Recebo este título com humilde gratidão, sabendo que faço parte de uma tradição que honra a cultura, a história e a diversidade do Recife. Confesso que já me sentia cidadão recifense pois, ao longo dessa mais que sexagenária caminhada, passei mais tempo de vida no Recife do que propriamente em Aliança, a minha terra natal. Comprometo-me a honrar este título, a contribuir para o crescimento e a prosperidade desta cidade que tanto amo”.