Com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional e a eficiência da Justiça estadual, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai expandir, a partir de 2 de outubro, a utilização do robô Expedito para todas as unidades judiciárias com competência criminal.
A Instrução Normativa Conjunta 12/2023, que trata da expansão da plataforma, foi publicada na edição 175/2023 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) desta quinta-feira (28/9). Leia aqui.
“A expectativa é de que com a expansão de Expedito os expedientes finais decorrentes da sentença condenatória sejam cumpridos com maior rapidez, economizando tempo e força de trabalho. Assim, além de agilizar no arquivamento dos processos, com a consequente redução do tempo de tramitação e da taxa de congestionamento, irá desafogar um pouco o trabalho dos(as) servidores(as)”, explica a subsecretária de Gestão de Dados da Coordenadoria Criminal, juíza Tatiana Carneiro Leão.
A plataforma foi criada por servidores do Poder Judiciário pernambucano e ficará disponível no site da Coordenadoria Criminal, não sendo necessário nenhum procedimento para adesão.
O robô Expedito dá apoio na elaboração e no envio de atos cartorários criminais e deve ser utilizado em estrita observância às rotinas, orientações e manuais da Coordenadoria Criminal do TJPE, bem como às normas definidas na Instrução Normativa Conjunta 12/2022.
Além de tratar da expansão da ferramenta, a publicação do DJe desta quinta também informa que a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoverá o curso online “Conhecendo Expedito” e traz a relação de servidores(as) inscritos automaticamente na capacitação, que obedecerá às regras do Edital 36/2023 da Esmape.