O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, para os integrantes da instituição, uma tarde voltada para temas como educação financeira e gestão de finanças.
Por meio do workshop “Consumo e bem-estar: como cuidar melhor da sua vida financeira”, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), foram apresentadas palestras com profissionais das áreas de inteligência emocional e saúde financeira, orçamento familiar, investimentos e segurança na internet.
O Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec) lançou, na oportunidade, o Projeto Servidores em NegociAÇÃO – Mentoria Financeira. A iniciativa consiste em um serviço de assistência multidisciplinar aos servidores da instituição que se encontram em situação de superendividamento. O evento de lançamento aconteceu na Escola Judicial (Esmape) e foi transmitido também pelo Cisco Webex.
Em mensagem enviada aos participantes, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, falou sobre a importância de o Tribunal cuidar também de seus integrantes.
“Através da gerência do Proendividados está sendo implantado um projeto de mentoria financeira que busca orientar os servidores para que não fiquem superendividados, ou possam sair dessa condição. Isso vai ser feito de forma discreta e queremos que os nossos servidores procurem e confiem”, ressaltou o magistrado.
Em seguida, a coordenadora do Setor de Tratamento de Consumidores Superendividados, juíza Ana Paula Lira, se disse honrada por gerenciar o projeto.
“Agradeço imensamente ao desembargador Erik Simões que teve a ideia de fazer algo em prol daqueles que trabalham na nossa Casa, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, e tive a honra de ter sido confiada a mim a missão de tornar realidade esse sonho”, afirmou.
A apresentação do projeto foi realizada pela gestora de Projetos Estratégicos da Gerência Proendividados, Vivian Amorim, que trouxe conceitos importantes como em que consiste o superendividamento e suas principais causas e consequências.
A Gerência está disponibilizando uma cartilha com informações sobre como acessar o serviço, as dívidas que podem ser negociadas e dicas de como sair do superendividamento e administrar o orçamento doméstico de maneira a restabelecer o equilíbrio financeiro das famílias. Os interessados podem se inscrever através do email: proendividados@tjpe.jus.br
Na abertura do workshop “Consumo e bem-estar: como cuidar melhor da sua vida financeira”, a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Valéria Temporal, deu as boas-vindas aos presentes e falou em nome do secretário Wagner Lucena.
A professora universitária, palestrante e trainer Marília Silva trouxe a palestra “Inteligência Emocional para ter Saúde Financeira”, em que abordou aspectos comportamentais e autoconhecimento como fatores fundamentais para o controle das finanças.
O engenheiro e educador financeiro Benjamin Miranda apresentou a palestra “Como cuidar melhor do seu dinheiro?”, em que falou sobre consumo consciente, administração do orçamento doméstico e tipos de investimento a curto, médio e longo prazo.
Por fim, o delegado especialista em investigação de crimes eletrônicos, Eronides Meneses, ensinou como blindar as finanças de ameaças na internet. Ele apresentou os principais mecanismos de proteção que devemos adotar nos aplicativos de redes sociais e bancos, em celulares e computadores.