A Justiça da Paraíba proferiu uma decisão proibindo a participação de bodes em competições durante a Festa do Bode Rei em Cabaceiras, no Cariri do estado. O evento, que ocorre de sexta-feira (2) a domingo (4), teve o Município de Cabaceiras recorrendo da decisão, argumentando que os animais não são maltratados durante a festa e que o contato entre os bodes e os competidores é mínimo. Enquanto aguarda o resultado do recurso, as competições serão realizadas sem a presença dos bodes. A programação artística, por sua vez, seguirá sem alterações.
De acordo com a liminar, as atividades conhecidas como “Pega do Bode”, “Fórmula do Bode”, “Bode no Sebo”, “Futbode” e quaisquer outras que envolvam a utilização de bodes em disputas de velocidade, com ou sem a presença de montaria humana, estão proibidas. No entanto, essas atividades podem ser realizadas desde que não envolvam a participação de animais, podendo ser substituídos por bonecos.
As apresentações artísticas estão autorizadas a ocorrer durante a programação da festa.
O descumprimento da decisão pode acarretar ao município uma multa diária no valor de R$ 200 mil, limitada a R$ 1 milhão.
A Justiça também concedeu autorização para que as Polícias Civil e Militar utilizem a força para encerrar as competições proibidas em caso de descumprimento da decisão.