A advocacia paraibana contará, em breve, com uma estrutura que reunirá a nova sede da OAB-PB e as dependências da Caixa de Assistência da Advocacia (CAA-PB), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e da Escola Superior da Advocacia (Nova ESA). Para que esse projeto, denominado Cidade da Advocacia, se torne realidade, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, participou da cerimônia simbólica de início das obras, nesta segunda-feira (14/8), em João Pessoa (PB).
Na solenidade, estavam presentes o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, o presidente do conselho gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento; a diretoria da OAB-PB; conselheiros federais e seccionais; além de autoridades locais.
Fortalecimento da advocacia
“Não se trata apenas de uma estrutura física, mas de um compromisso materializado, um símbolo de avanço e progresso para a advocacia local e para nossa sociedade. Nossa gestão tem como prioridade o aprimoramento das condições de trabalho e o fortalecimento da advocacia em todas as suas dimensões. Como sempre afirmo, interiorizar para valorizar, para proteger, e a nossa meta é descentralizar a OAB e a advocacia em todas as regiões do País”, declarou o presidente da OAB.
Ao finalizar seu discurso, Simonetti disse que “em doze meses, veremos esse sonho se transformar em uma realidade concreta, em um marco que ecoará na história da advocacia paraibana. A nova sede da OAB-PB será um local de encontro, de trabalho incansável pela advocacia e pela sociedade, e um símbolo de nosso comprometimento com a democracia e com a cidadania”.
O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, também destacou os esforços de várias lideranças da advocacia paraibana para a efetivação da Cidade da Advocacia. “É um sonho que não se sonhou só. Temos muitos protagonistas nessa obra, a exemplo do ex-presidente (da OAB-PB) Paulo Maia. A compra do terreno foi realizada pelo ex-presidente do Conselho Federal Felipe Santa Cruz e, agora, com Harrison Targino e Beto Simonetti, a obra é iniciada. Parabenizo o presidente Harrison pela paciência para aguardar os recursos da obra e ao presidente Beto Simonetti pela liberação dos recursos”, disse.
De acordo com Targino, “o sentimento é um só. É um sentimento de gratidão ao Conselho Federal, a Beto Simonetti e toda a sua diretoria pela sua sensibilidade para com a Paraíba. O sonho pensado lá atrás, agora, vira realidade”.
A obra é uma demanda antiga da seccional para atender aos cerca de 30 mil advogados e advogadas locais, tendo em vista que há 40 anos a OAB da Paraíba ocupa o mesmo espaço físico. Localizada no bairro do Altiplano, a Cidade da Advocacia será construída em um terreno de 6,8 mil metros quadrados, comprado com recursos advindos do Conselho Federal.