Representantes do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) se reuniram, na última quinta-feira, 28, para troca de experiências, conhecimento de boas práticas e tratativas para parcerias futuras em ações de meio ambiente e sustentabilidade.
Na oportunidade, a coordenadoria do Núcleo Socioambiental do TJPA, Evelise Rodrigues, apresentou as ações em andamento no Judiciário do Pará, previstos no Plano de Logística Sustentável, como a coleta seletiva, a gestão dos resíduos, a racionalização do uso de recursos como água e energia elétrica no Poder Judiciário.
Por sua vez, as técnicas em gestão de meio ambiente da Semas, Ana Rosa Cardoso, Késsia Pantoja e Isabelle de Souza destacaram, entre outras ações, o uso de biodigestores que produzem biogás, a partir da coleta de material orgânica coletada em refeitórios.
A experiência também já foi levada para doze escolas e todas as Usinas da Paz. Também foram relatadas as ações que substituíram o uso de copo e caneca descartáveis, coleta seletiva, redução de consumo de energia e sistema de reaproveitamento de água.
As participantes da reunião também discutiram a possibilidade de promover ações conjuntas futuras, incluindo as relacionadas à Conferência do Clima das Nações Unidas de 2025, a COP 30, que será realizada em Belém, a partir de parcerias com a Diretoria de Mudanças Climáticas e com o Núcleo de Meteorologia e Hidrologia da Semas.