Nesta terça-feira (16), o desembargador Mário Kono assumiu como juiz membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), durante cerimônia realizada no gabinete da presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e contou com a presença da vice-presidente e corregedora, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Em seu discurso, o novo membro do TRE-MT destacou o objetivo de auxiliar a Presidência e a Corregedoria em suas atividades designadas. Com uma experiência de 31 anos na magistratura, Mário Kono já atuou como juiz eleitoral em diversos municípios e também trabalhou anteriormente no TRE.
“Assumo com o objetivo de auxiliar a Presidência e a Corregedoria em todas as atividades designadas por elas. Espero poder colaborar com a experiência de 31 anos na magistratura. Já fui juiz eleitoral várias vezes em diversos municípios, e também já trabalhei no TRE anteriormente”, destacou Kono.
PERFIL
Ao longo de sua carreira, o desembargador Mário Kono atuou como juiz em diferentes zonas eleitorais, incluindo a 01ª, 13ª, 15ª, 26ª, 38ª, 39ª e 42ª Zona Eleitoral, além de ter sido juiz substituto em outras zonas eleitorais. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que ele irá atuar no TRE desde que foi nomeado desembargador em 2019.
Na Justiça Eleitoral, o desembargador foi pioneiro na implementação da Justiça Terapêutica em Mato Grosso, desenvolvendo trabalhos relacionados ao tratamento de alcoolismo, dependência química, psicopatias e neuroses como penas alternativas.
Mário Kono possui formação em Direito, com especialização em Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Penal e Direito Constitucional, concluiu um MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e, em 2023, obteve seu mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Redação Jurinews, com informações do TRE-MT