Os debates sobre os avanços tecnológicos alinhados ao desenvolvimento social e o entendimento e a aceitação das mudanças do cenário digital foram alguns dos temas debatidos no Seminário Geração IA: seguranças cibernética e jurídica para o desenvolvimento socioeconômico.
Os desembargadores representantes da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, Helena Maria Bezerra Ramos (diretora-geral), Márcio Vidal (vice-diretor) e Marilsen Andrade Addario (membro do comitê consultivo) estiveram presente e participaram do encontro, nos dias 23 e 24 de novembro.
A ação foi promovida pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM) e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes para o judiciário moderno como: ‘Desafios e Oportunidades’, ‘Impacto Social com as Novas Tecnologias’ e ‘Cidades Inteligentes’, ‘Ataques cibernéticos: uma ameaça no mundo digital’; ‘Desenvolvimento sustentável’; ‘Regulação’; ‘Segurança e inovações’; e ‘IA e meio ambiente’.
Durante o evento, foi realizada a eleição da nova comissão executiva e conselho fiscal do Copedem para os próximos dois anos. A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos participou como membro da comissão eleitoral. A eleição ocorreu de forma híbrida, no auditório da Escola Paulista da Magistratura.
O desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense foi reconduzido como presidente. Já o diretor da Escola Judicial do Pará, desembargador Ricardo Vital de Almeida, foi eleito vice-presidente-diretor-administrativo.