O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi premiado em três categorias no Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial, promovido pelo Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito – Expojud 2023, durante solenidade realizada na terça-feira (21), em Brasília.
A diretora de Tecnologia da Informação do TJMG, Alessandra Silva Campos, foi a vencedora na categoria Executivo de Tecnologia de Tribunais Estaduais e Militares; a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) ganhou o 2º lugar na categoria Laboratório de Inovação; e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) conquistou o 3º lugar na categoria Escolas Judiciais, com o projeto Ejef-iNova.
Esta foi a 4ª edição do Prêmio de Inovação, organizado pela empresa J.Ex, que tem por objetivo reconhecer e incentivar ações e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas no ecossistema de Justiça.
Além disso, busca promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade. Em 2022, a Corte mineira venceu em duas categorias: Laboratório de Inovação e Executivo de Inovação na categoria Justiça Estadual e Militar.
Para a diretora de Tecnologia da Informação do TJMG, Alessandra Silva Campos, foi uma imensa alegria vencer na categoria Executivo de Tecnologia de Tribunais Estaduais e Militares.
“É o reconhecimento do trabalho realizado. Só tenho que agradecer a toda equipe da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), a todos os amigos do TJMG de outras áreas que me apoiaram e, também, ao desembargador André Leite Praça, superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, e ao juiz auxiliar da presidência, Rodrigo Martins Faria, responsável pela Dirfor, pelo apoio e confiança. Traduzo o prêmio em uma palavra: gratidão!”.
A equipe do UAILab, que voltou a ser premiada em 2023, comemorou a nova conquista. Segundo a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) e do UAILab, Priscila Pereira de Souza, “o prêmio é um testemunho do trabalho árduo e dedicação, não só do nosso time de laboratoristas e voluntários, mas também de diversos setores da instituição que acreditam e apoiam o UAILAB. Agradecemos a todos que contribuíram para essa conquista. Vamos continuar avançando juntos na busca por soluções inovadoras”, comentou.
Ejef
O projeto Efej-iNova, 3º colocado na categoria Escolas Judiciais, é uma parceria entre a Escola Judicial do TJMG e o UAILab, criado para levar a inovação à área educacional. Segundo o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, a iniciativa possui diversos eixos.
Há o Ejef Tec, que envolve novas tecnologias; o Ejef Conecta, que envolve a revitalização de espaços e a trilha de habilidade e a capacitação para o desenvolvimento de competências comportamentais e relacionais; e também o eixo de aprendizagem mais significativo, que envolve o uso de novas tecnologias ativas.
“Estamos honrados em receber esta premiação. Quatro de nossos projetos foram finalistas este ano. A Ejef tem realmente trabalhado para lidar com novas tecnologias e aperfeiçoar as ações educacionais que realizamos com as novas tecnologias que estão surgindo. O tribunal teve uma participação muito representativa em nível nacional e esse é o reconhecimento das ações positivas realizadas. Precisamos estar constantemente conectados para que possamos mostrar, sobretudo para a sociedade mineira, que o TJMG está aqui para melhorar e constantemente”, disse o 2º vice-presidente.
Do TJMG, estiveram presentes à premiação o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, juiz Carlos Márcio de Souza Macedo; o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Mendes do Valle; a diretora de Tecnologia da Informação, Alessandra Silva Campos; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas da Ejef, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; a gerente do Ceproj e do UAILab, Priscila Pereira de Souza; a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico da Ejef, Inah Rezende; a gerente administrativa de Formação da Ejef, Lorena Assunção Belleza, e o coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin) do TJMG, Guilherme Chiodi.
Veja a lista completa dos vencedores do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial – edição 2023.
Rede InovaGov
Também na terça-feira (21), o TJMG, por meio da UAILab, assinou um termo de adesão à Rede InovaGov, que tem como foco mobilizar pessoas para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros por meio da inovação. O evento foi realizado no GNova Lab, o laboratório de inovação do governo federal, em Brasília.
O documento foi assinado pelo secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Mendes do Valle, e pela diretora de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, Camila Medeiros. A gerente do UAILab, Priscila de Souza, e o coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin) do TJMG, Guilherme Chiodi, também participaram do evento de assinatura do termo de adesão.
A Rede InovaGov foi criada em 2016 pelo laboratório GNova e articula pessoas de diferentes esferas como governos, academias, terceiro setor e empresas privadas, a fim de estimular iniciativas que favoreçam a elaboração de políticas públicas mais efetivas em todo o país.
O compartilhamento de ações e propostas inovadoras vai ao encontro das iniciativas do laboratório de inovação do TJMG, que também deu origem à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação no estado. O grupo tem o propósito de fomentar a cultura da inovação em parceria com universidades, instituições de pesquisa, entidades públicas e privadas.