O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun, conduziu, na última semana, encontros, sessão de homenagens e lançamentos de programas e serviços em prol da advocacia mineira. A agenda marcou a comemoração do Dia da Advocacia, celebrado em 11 de agosto. Os eventos reuniram nas sedes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e da CAAMG, no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, presidentes das subseções da Ordem Mineira, diretores de regionalização, além de delegados da Caixa, de todo o Estado.
O 3º Colégio de Presidentes de Subseções da gestão 2022-2024 da OAB-MG abriu a programação na quinta-feira, 10 de agosto. Presidido pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, o encontro reuniu 145 presidentes e representantes de subseções de todo o Estado. O colégio tem como objetivo escutar as reivindicações dos dirigentes e conhecer mais sobre a realidade das subseções, para que sejam encontradas soluções para atender a advocacia mineira.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, participou também da reunião do Conselho Pleno, em que os conselheiros seccionais deliberam sobre processos de inscrição e disciplinares, além de assuntos institucionais e de interesse da advocacia mineira. Na ocasião, ele apresentou o Programa Saúde Ocular, que oferece à advocacia mineira consultas oftalmológicas gratuitas e facilidade para a compra de óculos de grau para advocacia carente.
Gustavo Chalfun agradeceu ao Conselho Pleno pela aprovação unânime do benefício. Ele destacou ser uma alegria presidir uma entidade inclusiva, democrática e plural como é a CAAMG. “Hoje é um dia de festa, dia de reafirmarmos nossos compromissos institucionalmente previstos no artigo 44 da Lei 8.906/94. Somos servidores da advocacia e precisamos entregar à classe aquilo que ela nos confiou ao nos eleger”, destacou.
Em seguida, Gustavo Chalfun inaugurou na unidade da CAAMG da Avenida Afonso Pena o espaço onde funciona o Programa Saúde Ocular. A solenidade foi prestigiada pelos delegados da Caixa e presidentes de subseções de todo o Estado. Participaram também da cerimônia de descerramento da placa inaugural o diretor primeiro secretário da CAAMG, Giuliano Amada; a diretora tesoureira Silvina Mendes, além dos diretores institucionais Rodrigo Botti e Luiz Paulo.
Após a inauguração, foi realizado no plenário da OAB o Encontro de Delegados. A cerimônia foi presidida por Gustavo Chalfun, que, no discurso da abertura, destacou o trabalho realizado pela atual gestão em prol da advocacia e a importância da união entre a classe.
“Conseguimos a aprovação unânime de todas as nossas contas no exercício de 2022. Queria dar este presente no Dia da Advocacia a todos os advogados e advogadas. Mas só seremos fortes se formos unidade. Não adianta uma Caixa pujante na assistência à advocacia, se não estivermos umbilicalmente ligados à Ordem dos Advogados do Brasil”, disse.
Durante o evento, Gustavo Chalfun fez o lançamento do programa Emagrecer Direito; do serviço de atendimento digital, Caixa Virtual, que tem como mascote o assistente virtual Caixinha; e os novos planos empresarial, funerário e pet da OAB Saúde.
À tarde, o presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, ao lado do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, conduziu a solenidade em homenagem aos desembargadores. Os magistrados, eleitos pelo quinto constitucional, foram agraciados com a comenda Lyda Monteiro, maior honraria concedida pela instituição.
“É importante este ato acontecer no dia 11 de agosto, que reconheçamos o trabalho árduo, penoso e difícil dos desembargadores e desembargadoras, que saíram da advocacia e hoje nos representam nos mais diversos tribunais pelo país afora”, disse Gustavo Chalfun.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Arthur de Carvalho Pereira Filho, falou em nome dos homenageados. “Desde que assumi o comando do Tribunal de Justiça, o Judiciário mineiro tem buscado construir um diálogo absolutamente aberto com a presidência da OAB e com os presidentes de subseções “, disse. O estreitamento das relações, segundo ele, faz parte do esforço de construir uma sociedade mais justa, próspera e pacífica, que será possível com a oferta de um atendimento jurisdicional mais ágil e eficaz.
Além do presidente TJMG, receberam a homenagem pelas Câmaras Criminais Daniela Villani Bonacorsi Rodrigues, Eduardo Machado Costa e Henrique Abi-Ackel Torres. Pelas Câmaras Cíveis, Juliana Campos Horta de Andrade e Alice de Souza Birchal, Luís Carlos Balbino Gambogi, Leonardo de Faria Beraldo, Tiago Gomes de Carvalho Pinto, José Marcos Rodrigues Vieira, Moacyr Lobato de Campos Filho e Kildare Gonçalves Carvalho.
Pelo Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, foram contemplados Marcelo Lamego Pertence, Sércio da Silva Peçanha, Paula Oliveira Cantelli e André Schmidt de Brito. Pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, receberam a comenda Marcelo Vaz Bueno e Marcos Lourenço Capanema de Almeida e Patrícia Henriques Ribeiro. Pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região, foram homenageados Flávio Boson Gambogi e Gregore Moreira de Moura.