O novo presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, tomou posse em cerimônia solene realizada, na noite desta quinta-feira (6), na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Diretores da OAB-MG e da CAAMG, conselheiros federais e estaduais da gestão 2025-2027 também prestaram juramento e foram diplomados.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, em uma solenidade prestigiada por autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e setores empresariais.
Gustavo Chafun foi eleito com a maior votação da história da OAB-MG e é o primeiro advogado que presidiu uma Subseção a assumir a Presidência da entidade. Ele reafirmou o seu compromisso com a advocacia na defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da justiça social, ressaltando que a função do advogado é ser a voz da cidadania.
Durante o discurso, o presidente da OAB-MG fez uma longa pausa e falou sobre a Resolução nº 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata das sustentações orais gravadas previamente. Chalfun disse que “quis aqui retratar o que acontecerá se os mais de um milhão e meio de advogados forem silenciados pela ausência de nossas sustentações orais, de nossas colaborações e pontuais intervenções que podem direcionar um julgamento ou uma decisão emanada por um tribunal ou por uma alta corte de justiça”.
“Vivemos dias e momentos extremamente difíceis e a presença de uma advocacia firme, corajosa e altiva é a única solução a permitir que nosso país efetivamente alcance níveis de plenitude na democracia, com a participação indispensável de todos nós – advogados e advogadas. Quero aqui conclamar toda sociedade civil contra esse ato de tentar calar a advocacia, e para isso, contem com todo meu trabalho e minha força de vontade”, concluiu Chalfun.
Beto Simonetti afirmou que “o presidente Gustavo Chalfun reúne as qualidades de todo grande líder: qualificado, ético e comprometido com as demandas de nossa classe”. Ele também aproveitou o momento “para repactuar nossa aliança coletiva para alcançar mais segurança jurídica, aumentar as proteções legais para as prerrogativas e recuperar a autoestima de nossa classe”.
“A advocacia precisa verdadeiramente é de um processo de união para lutar contra os ataques implementados no Brasil que é de conhecimento nacional. Eu disse, no Supremo Tribunal Federal, que vídeo gravado não é sustentação oral. Quero dizer com isso que essa é a tônica que daremos na nossa gestão com a coragem, a frontalidade, a sinceridade, a honestidade contra esses ataques e tentativas de calar a cidadania nacional, que tem seus anseios vocalizados por cada advogada, por cada advogado, quando sobe à tribuna”, falou Simonetti.
O ex-presidente da OAB-MG e atual procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo, disse que passa a presidência da OAB de Minas Gerais com muita alegria e sensação do dever cumprido. “Gustavo Chalfun é um dos advogados mais competentes que já conheci na vida, um gestor de Ordem inigualável, homem que sustenta o lema de que nada supera o trabalho”, disse. Sérgio Leonardo também pontuou que “vídeo gravado não é sustentação oral e a advocacia não será calada”.
Primeira mulher a assumir a presidência da CAAMG, Ângela Botelho, fez uma homenagem especial aos decanos da OAB-MG. “Do presente é que construímos juntos. Reafirmo aqui meu compromisso com a advocacia mineira e com a missão de fortalecer a CAAMG como uma instituição cada vez mais presente e atuante em toda a Minas Gerais. Trabalharemos com indicação para garantir que advogadas e advogados de todas as gerações encontrem na casa um verdadeiro suporte para a sua jornada profissional. Vamos construir juntos uma Caixa de Assistência mais presente, eficiente e sensível às necessidades da advocacia”, afirmou.
Diretoria da OAB-MG triênio 2025-2027:
Presidente: Gustavo Chalfun
Vice-Presidente: Núbia de Paula
Secretário-Geral: Sanders Barão
Secretária- Geral Adjunta: Cássia Hatem
Diretor Tesoureiro: Fabrício Almeida
Diretoria da CAAMG triênio 2025-2027:
Presidente: Ângela Botelho
Vice-Presidente: Marco Antônio Freitas
Primeiro Secretário: Giuliano Almada
Segundo Secretário: Rodrigo Botti
Tesoureiro: Diogo Lustosa
Diretoras Institucionais: Michelly Siqueira, Larissa Santiago e Roberta Pegorari
Conselheiros Federais:
Misabel de Abreu Machado Derzi
Sérgio Murilo Braga
Sérgio Leonardo
Daniela Marques
Marcelo Tostes
Virgínia Afonso